Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Cirurgia de reconstrução da superfície ocular

Cirurgia de reconstrução da superfície ocular

Os procedimentos cirúrgicos que ajudam a recuperar a superfície ocular são:

TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO (TRANSPLANTE DE LIMBO)

Neste procedimento levamos células tronco sadias do olho não afetado (doenças unilaterais), e nos casos bilaterais podemos retirar este tecido de um olho doador de um parente ou de um cadáver. O doador vivo mais adequado é escolhido através de um exame de sangue (Compatibilidade HLA e ABO) entre os irmãos, pais ou filhos do paciente afetado. O limbo, local onde estão as células tronco, que é retirado do olho doador sadio não prejudica o doador pois a quantidade retirada é pequena.

Nos casos de doador cadáver é necessário utilizar medicamentos imunossupressores via oral para evitar a rejeição. Quando se consegue um bom pareamento HLA pode-se evitar a imunossupressão.

Trata-se de um procedimento ambulatorial realizado com anestesia local. Algumas vezes um futuro transplante de córnea é necessário para reabilitar a visão.

TRANSPLANTE DE MEMBRANA AMNIÓTICA

A membrana amniótica é previamente preparada a partir de uma placenta humana, e passa por um processamento especial antes de ser utilizada. Esta membrana tem propriedades anti-inflamatórias, consegue diminuir os vasos da córnea e facilita a cicatrização. Pode ser usada isoladamente nas queimaduras agudas, nas perdas parciais das células tronco, no alívio da dor de certos edemas de córnea, ou nos casos de úlceras de córnea que não respondem ao tratamento convencional.

Também pode ser associada ao transplante de limbo, principalmente para refazer as áreas internas das pálpebras e melhorar as condições gerais do olho.

3
  • Compartilhar

About the author