E-mail: Senha:
      Seja bem-vindo a OftalmoCentro!
     
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
Exames                                      .

 


    



Exames e Procedimentos Realizados na OftalmoCentro:

Aberrometria (ZYWAVE)
Angiografia Fluoresceínica
Digital
Biometria com IOL Master
Biometria Ultrassônica
Campimetria Manual e Computadorizada
Curva Diária de Pressão
Ecografia Ocular
Foto e Video-Documentação
Laser de Argônio
Microscopia Especular da Córnea

ORBSCAN
PAM
Papilografia Estereoscópica
Paquimetria Ultrassônica
Retinografia Digital
Topografia Computadorizada da Córnea

Yag Laser

 

Aberrometria (ZYWAVE)

        A imagem que enxergamos pode apresentar distorções “clássicas”, que são aquelas corrigidas com graus de óculos ou distorções conhecidas como “aberrações de alta ordem”. Tais aberrações implicam principalmente na perda de qualidade visual com a distorção dos pontos luminosos. O conhecimento das aberrações permite a sua correção através da cirurgia a LASER personalizada.

A análise das aberrações totais do sistema óptico permitiu o entendimento da perda de qualidade visual referida por alguns pacientes. Com esta tecnologia é possível planejar cirurgias refrativas que melhorem o desempenho visual da córnea humana.

topo

Angiografia Fluoresceínica


Exame extremamente necessário para uma detalhada avaliação da retina, seja para diagnóstico, acompanhamento ou tratamento de várias entidades retinianas, como por exemplo a retinopatia diabética e degenerações retinianas.

topo

Biometria com IOL Master

"O OftalmoCentro está disponibilizando Biometria por interferometria de coerência óptica - IOL Master - , o qual apresenta uma precisão 5x maior que a Biometria Ultrassônica (resolução de 0.02 mm do IOL Master versus 0.10 mm da biometria ultrassônica).
A outra grande vantagem é que a biometria realizada pelo IOL Master é independente do examinador, pois é uma biometria de não contato, e não depende da posição do contato da sonda, como na biometria ultrassônica.
Além disto, pelo fato de ser de não contato, proporciona maior conforto para o paciente e não apresenta risco de provocar erosão de córnea.
A biometria realizada com o IOL Master fornece maior precisão em diversas situações em que a biometria convencional ultrassônica não é tão precisa, como por exemplo:

1) Lentes intra-oculares multifocais, bifocais e acomodativas;
2) Pós cirurgia refrativa;
3) Olhos alto míopes;
4) Olhos alto hipermétropes;
5) Olhos com óleo de silicone;
6) Implantes secundários de LIO em afácicos;
7) Implantes secundários de LIO em pseudo-fácicos (“piggy-back”);
8) “Piggy-back”;
9) Troca de lente intra-ocular;

Além da biometria, o IOL Master mede com precisão a profundidade da câmara anterior e a ceratometria."

topo

Biometria Ultrassônica

Exame ecográfico computadorizado necessário para se determinar, entre outras coisas, o grau da lente intra-ocular a ser implantada durante a cirurgia da catarata.

 

topo

Campimetria Manual e Computadorizada


Avalia a função do nervo óptico e da retina, mapeando o campo visual do paciente, em diversas entidades, como por exemplo o glaucoma.

topo

Curva Diária de Pressão

 

topo

Ecografia Ocular


Por vezes é difícil examinar o fundo do olho com os métodos tradicionais, em função de alterações particulares. Assim, se faz necessário o estudo ecográfico do globo ocular, exame que deve ser realizado por médico oftalmologista especializado em ecografia ocular, para obtermos informações mais confiáveis e precisas.

topo

Foto-video-documentação

Uma das grandes vantagens da oftalmologia é que o médico oftamologista poder ver diretamente a estrutura lesada, ao contrário de outras especialidades em que o médico não tem acesso direto à estrutura que quer examinar, e se baseia em exames indiretos.
A foto e a vídeo-documentação da estrutura a ser examinada e acompanhada são muito importantes para a correta avaliação e acompanhamento da patologia em questão, além de serem mais fiéis que as anotações ou desenhos.

 

topo

Laser de Argônio

Utilizado para tratar diversas patologias de retina e vítreo, como por exemplo a retinopatia diabética. Esta tecnologia tem conseguido evitar a piora da visão em muitos pacientes, como a dos diabéticos, quando realizado a tempo. É uma tecnologia usada em centros avançados de tratamento de doenças retinianas, tanto a nível ambulatorial como associado a cirurgias vítreo-retinianas.

topo

Microscopia Especular de Córnea

 

A avaliação da anatomia do endotélio corneano através da microscopia especular nos fornece importantes dados sobre estas células, fundamentais para a manutenção da transparência da córnea. Este exame é muito importante para o conhecimento exato destas células, no diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças que acometem a córnea, bem como para o planejamento e acompanhamento pós-operatórios de algumas cirurgias oculares.

topo

ORBSCAN

Este exame permite a avaliação da córnea em toda a sua espessura através de cortes tomográficos. É imprescindível no pré-operatório das cirurgias refrativas. Outras aplicações incluem o diagnóstico e acompanhamento da progressão de doenças da córnea (como o ceratocone), além de avaliação pré e pós operatória de diversas cirurgias corneanas e intraoculares.

O Orbscan, através de seu mecanismo de varredura em fenda, também fornece uma série de outras informações: mapa topográfico corneano; faz a medida da espessura da córnea (indicativo da funcionalidade das células endoteliais corneanas e pré-requisito para a cirurgia a LASER); avalia a profundidade da câmara anterior (para o implante de lentes intraoculares fácicas); mede o diâmetro pupilar e a posição exata do eixo visual.

topo

PAM - Potencial da visão


É um exame que avalia o potencial de visão do olho, caso necessite de algum procedimento cirúrgico, como por exemplo, catarata.

topo

Papilografia Estereoscópica



A avaliação estereoscópica do nervo óptico é de imensa utilidade no glaucoma e em outras alterações do nervo óptico.



topo

Paquimetria Ultrassônica

Determinação ultrassônica precisa da espessura corneana, necessária para o acompanhamento de diversas alterações corneanas, como por exemplo o ceratocone, bem como para o planejamento de diversas cirurgias, como por exemplo miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata, anel de Ferrara, refrativa, etc.
A Paquimetria Ultrassônica é também um método de avaliação de função das células endoteliais da córnea.

topo

Retinografia Digital

         Com o auxílio de um retinógrafo é registrada uma imagem da retina ou do nervo óptico, a qual chamamos de retinopatia. Dependendo da indicação, seja para o diagnóstico e acompanhamento das doenças vítreo retinianas, glaucomas e doenças do nervo óptico, a foto pode ser em cores ou não.

 

topo

Topografia Computadorizada da Córnea

Esta é uma efetiva maneira de se estudar detalhadamente a superfície corneana em relação à sua curvatura, para o entendimento, acompanhamento e tratamento de várias doenças corneanas, como por exemplo o ceratocone. A curvatura corneana é digitalizada topograficamente, através de uma análise computadorizada, e apresentada por meio de um mapa codificado por cores, e é imprescindível para o planejamento de diversas cirurgias, como por exemplo
miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata, anel de Ferrara, refrativa, etc.

topo

Yag Laser

Quando a acuidade visual fica comprometida pela opacidade capsular, a abertura da cápsula posterior poderá ser realizada com YAG Laser, sem necessidade, portanto, de realização de procedimento cirúrgico. O procedimento é rápido, realizado com colírio anestésico, não necessitando de repouso, o que permite com que o paciente retorne às suas atividades normais no mesmo dia.
Além do exame oftalmológico completo, é extremamente importante uma avaliação criteriosa da periferia da retina e em alguns casos ecografia ocular para se descartar a presença de descolamento localizado de retina, especialmente se a catarata for traumática ou complicada (pós-uveíte).
Quando existe dúvida do quanto a opacidade da cápsula posterior é responsável pelo déficit visual, alguns exames de avaliação da visão central podem ser esclarecedores, com por exemplo o PAM ("potential acuity meter", ou seja, medida da acuidade visual potencial do olho em questão). A capsulotomia posterior com YAG laser é um procedimento realizado há aproximadamente 15 anos, oferecendo muita precisão e segurança.
...Saiba mais.

topo

       
Nilo Peçanha - Nº 724 - 4º andar - Porto Alegre - RS - CEP: 90470.000- Fone: (51) 3330-7733