Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Médicos

Dr. Idel Kwitko

Prof. Idel Kwitko (1934 - 2005)

Homenagem (In memorian)

Um homem que sempre olhou para o futuro

Motivado por sua dedicação ao olhar humano e suas várias funções, O Dr. Idel Kwitko, sempre buscou o conhecimento como diretriz de sua vida.

Nascido em Erechim, forma-se em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com grande destaque que faz com que sua vida profissional fique ligada à Universidade para sempre. Tendo como motivo de orgulho ser o primeiro colocado no disputado concurso de oftalmologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Em 1972, fora o primeiro oftalmologista contratado pela instituição, ano em que o serviço entra em funcionamento.

Definido por um amigo próximo como um “guerreiro”, o professor Idel teve sob sua responsabilidade avanços consideráveis da oftalmologia no Estado.

Com sua atuação concentrada nas cirurgias de catarata, miopia, astigmatismo e glaucoma, seu conhecimento, técnica e a humanização que sempre dedicou aos seus pacientes, o Professor Idel Kwitko, recebeu inúmeros sorrisos emocionados que se misturavam com lágrimas de alegria, daqueles muitos que tiveram restabelecidas suas capacidades visuais.

Sim, pois esta era uma forma de pagamento que realmente recompensante a quem dedicou sua vida a fazer com que os outros vissem melhor a vida. A recompensa de quem tira o olhar da escuridão e os lança para a limpidez do futuro. Este foi um homem que sempre olhou firme para o futuro.
Contudo, todo o seu conhecimento técnico, sua habilidade profissional e suas responsabilidades como médico e educador, não diminuíram sua responsabilidade e participação na vida da comunidade mais necessitada. Como um dedicado guardião da solidariedade, Idel reservava horas ao atendimento gratuito de cegos no Instituto Santa Luzia de Porto Alegre.
O olhar deste homem se fechou no dia 21 de junho de 2005, aos 71 anos, contudo, seus feitos estão espalhados pelo mundo na visão de inúmeros pacientes que se transformaram em amigos, na formação de seus tantos discípulos na cátedra da UFRGS, nas lembranças de seus amigos e familiares. O olhar de Idel Kwitko não se fechou, pois basta fecharmos nossos olhos para sua imagem e seu olhar se revelarem.

Dr. Sérgio Kwitko

Mestrado e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. Especialização pela University of Southern California, Los Angeles, EUA. Preceptor do Setor de Córnea, Doenças Externas e Catarata do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Saiba Mais

Currículo Completo

Dra. Diane Marinho

Professora adjunta da Faculdade de Medicina da UFRGS. Médica do setor de Córnea, doenças externas e catarata do serviço de oftalmologia do HCPA.

Saiba Mais

Currículo Completo

Dr. James Marchiori

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, Residência em Medicina Interna no Primeiro ano no Hospital de Clínicas de Porto Alegre,Residência em Oftalmologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, aperfeiçoamento em Estrabismo no Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Professor de Oftalmologia na Faculdade de Medicina da ULBRA. Preceptor clínico e cirúrgico do Setor de Estrabismo da Residência Médica do Hospital banco de Olhos

Saiba Mais

Dra. Silvana Cattani

Especialização em glaucoma realizada no HCPA e na Escola Paulista de Medicina em São Paulo.

Saiba Mais

Dr. Odinei Fior

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Residência em Oftalmologia no Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Especialização em Retina no Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Especialização em Retina no Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás
Especialização em Retina no Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos

Dra. Tiana Burmann

Médica oftalmologista, especialista em cirurgia plástica ocular que abrange cirurgias de pálpebras, vias lacrimais e órbitas. Doutora em oftalmologia pela USP, Universidade de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular, da Academia Americana de Oftalmologia e do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre.

Saiba Mais

Dra. Samara Marafon

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina 2007-2012, Florianópolis-SC

Residência médica em Oftalmologia pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição 2013-2016, Porto Alegre-RS

Especialização em Córnea, Doenças Externas e Catarata pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre 2016, Porto Alegre-RS

Em curso, previsão de conclusão 2018: Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Currículo Completo

Dr. Bruno Schneider

Graduação em Medicina pela UFRGS

Residência Médica em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Especialização em Córnea e Catarata pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mestrado em Ciências Cirúrgicas (ceratocone) pela UFRGS (término em 2017)

Membro da Associação Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa

Currículo Completo