A prevalência da Catarata após os 60 anos | Oftalmo Centro

Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

A prevalência da Catarata após os 60 anos

A prevalência da Catarata após os 60 anos

A catarata é a principal causa da cegueira reversível no mundo. Ela atinge, em sua maioria, pessoas a partir dos 50 anos de idade, quando há perda progressiva da transparência do cristalino, causando visão embaçada. Geralmente, ocorre de forma natural por conta do envelhecimento do organismo, podendo potencializar doenças sistêmicas, como o diabetes. A catarata também pode ser induzida pelo uso crônico de drogas, como anti-inflamatórios hormonais (corticoides).

Os sintomas podem variar de enxergar halos ao redor das luzes, incapacidade de enxergar com pouca luz, visão dupla e o embaçamento visual, com evolução gradual até a completa perda da visão.

Não existe uma forma de evitar ou prevenir a doença. O diabetes e o fumo são causas secundárias da catarata, o controle desses fatores pode ser preventivo. Uma dieta rica em alimentos antioxidantes pode ser importante para adiar o surgimento da catarata. Também é importante proteger-se da radiação solar por meio de óculos escuros e proteção ultravioleta. É importante ressaltar que as lentes implantadas, além de corrigir a catarata, podem corrigir o grau que o paciente tem, reduzindo sua dependência aos óculos.

O tratamento para catarata exige cirurgia. Quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes. Este geralmente é um procedimento ambulatorial seguro.

  • Compartilhar

About the author

Nelio