Diabetes e Hipertensão X Saúde Ocular | Oftalmo Centro

Diabetes e Hipertensão X Saúde Ocular

Você sabia que problemas como Diabetes e a Hipertensão podem levar a problemas oculares? Além disso, exames feitos para verificar a saúde dos olhos também podem identificar a presença desses problemas. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o artigo a seguir.

Vamos começar falando sobre a Diabetes. Esta doença, caracterizada pela ausência de produção de insulina pelo pâncreas, faz com que o corpo não consiga regular os níveis de açúcar no organismo. Ocorre que, quando a produção do hormônio falha, a glicose no sangue torna-se muito elevada, gerando uma série de complicações para a saúde, inclusive para os olhos, podendo levar a problemas para a visão, como: glaucoma, catarata e a retinopatia diabética.

A retinopatia diabética, por exemplo, é a doença ocular mais comum em pacientes diabéticos. Ela compromete a parede dos vasos sanguíneos da retina, região conhecida como fundo de olho. Quando isso ocorre essa região fica propensa ao surgimento de hemorragia e infiltração de gordura na retina.

Ao se tratar da Hipertensão, falamos de um problema que atinge cerca de um terço da população mundial. Além dos diversos problemas de saúde que pessoas que sofrem de pressão alta estão sujeitas, um deles está ligado a saúde dos olhos. Pessoas que sofrem de hipertensão podem estar sujeitas a desenvolver a oclusão da veia central da retina.

A OVCR ocorre quando o ramo principal da veia responsável por drenar o sangue da retina é bloqueado e o fluxo sanguíneo interrompido. Esse bloqueio pode acontecer de três formas diferentes, por meio de coágulos sanguíneos, por acúmulos de gordura nas paredes dos vasos ou pela pressão anormal nas veias da retina, sendo as duas últimas formas causadas pelo alto colesterol e hipertensão arterial sistêmica elevada, respectivamente. Ela provoca embaçamento e manchas escuras no campo de visão, ou até mesmo a perda súbita e indolor da capacidade de enxergar, que pode ou não ser recuperada.

Para diagnosticar problemas como estes, ou até identificar problemas de visão causados pela diabetes e hipertensão, contamos com um exame conhecido como Exame de Fundo de Olho. Este é realizado com a ajuda de um oftalmoscópio. Por meio deste, é projetada uma luz dentro do olho do paciente e, mediante a reflexão dessa luz, é possível observar as estruturas presentes no fundo do olho. Em geral, para facilitar e ampliar a visão da retina, o médico utiliza colírio para dilatar a pupila. O exame permite  diagnosticar e avaliar a evolução de doenças como hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, doenças neurológicas, doenças hematológicas, ou qualquer outra que resulte em alteração vascular, sanguínea ou nos nervos.

Faça consultas de rotina ao oftalmologista e procure sempre estar atento aos sintomas que podem levar a problemas mais sérios, como a cegueira irreversível.

Gostou desse artigo? O Oftalmocentro está disponível para qualquer dúvida.