Edema Macular Diabético (EMD): diagnóstico e tratamento podem evitar danos irreversíveis à visão | Oftalmo Centro

Você sabia que a visão é responsável por 80% dos estímulos que resultam nos movimentos do corpo? Por isso, cuidar dos olhos é a melhor maneira de tratar e prevenir doenças, como o edema macular diabético, maior causa da perda de visão em diabéticos e que atinge cerca de 7% desses pacientes em todo o mundo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença tem base genética e hereditária  e é considerada um dos maiores problemas de saúde do mundo. Registros apontam que mais de 250 milhões de pessoas convivem com a diabetes, número que pode chegar a 380 milhões em 2025, sendo o Brasil o quarto país no ranking de doentes, com cerca de 13,7 milhões de diabéticos.

O QUE É O EMD:

No caso do edema macular, o nível elevado açúcar no sangue pode danificar vasos sanguíneos dos olhos e inflamá-los, causando um derrame, que pode resultar em acúmulo de líquido na mácula (parte central da retina), causando o edema macular diabético.

Conforme a doença progride, forma-se o inchaço (edema) na retina, causado por acúmulo de líquidos e proteínas, e há riscos de hemorragias que, se não tratadas a tempo, podem causar danos irreversíveis na retina.

PRINCIPAIS SINTOMAS

- Visão central embaçada e /ou dupla de leve a grave;

- Sensibilidade ao contraste;

- Sensibilidade aumentada à luz (fotofobia);

- Mudança na visualização de cores;

- Alterações no campo de visão, manchas.

FATORES DE RISCO PARA DESENCADEAR A DOENÇA

Todo paciente com diabetes deve ser submetido a exame de mapeamento de retina regularmente e ficar atento aos seguintes fatores de risco:

- Idade avançada;

- Sedentarismo;

- Hipertensão;

- Controle metabólico sistêmico do diabetes.

DIAGNÓSTICO

Na fase inicial a doença não apresenta sintomas e o paciente pode nem perceber alterações na visão. As complicações vão surgindo com o passar do tempo e conforme a doença não for diagnosticada e tratada adequadamente, o que pode ocasionar perda irreversível da visão.

O diagnóstico é comum quando a doença já prejudicou a visão e, por isso, é importante que até os pacientes que não possuem sintomas de edema macular diabético façam acompanhamento oftalmológico regularmente, para prevenir ou diagnosticar a doença, que pode ser descoberta em um simples exame de rotina.

A Oftalmo Centro dispõe de uma equipe especializada de profissionais e está sempre à disposição para melhor atendê-lo. Agende já uma consulta conosco e inicie o ano cuidando da sua saúde!