Lentes de Contato – Tudo que você precisa saber | Oftalmo Centro

Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Lentes de Contato – Tudo que você precisa saber

Lentes de Contato – Tudo que você precisa saber

As lentes de contato são uma alternativa para aqueles que não se sentem à vontade, por qualquer motivo, de usar óculos de grau. Elas não ficam embaçadas, não pesam ou escorregam e são mais confortáveis para quem pratica atividade física, porém se não forem bem cuidadas, as lentes de contato podem trazer alguns problemas para sua visão e para a saúde dos seus olhos. Para entender mais sobre o assunto, confira o artigo abaixo!

Como cuidar da higienização das suas lentes de contato:

A higienização das suas lentes de contato é essencial tanto para preservar estas por mais tempo, quanto para evitar problemas na saúde dos olhos, como o contato com bactérias que podem causar a conjuntivite. Algumas dicas para manter a higienização das lentes são:

  • Lave bem as mãos: Sempre antes de encostar na lente, sendo para colocar ou tirar a lente, procure lavar bem as mãos e assim evitar a proliferação de sujeiras e bactérias no local.
  • Solução para lentes em dia: As soluções para lentes são essenciais para preservar a qualidade destas. O importante é sempre guardar as lentes com um pouco da solução, trocando o líquido quando for armazenar as lentes.
  • Mantenha o estojo das lentes limpo: Mesmo que você não use as lentes todos os dias é importante que você troque a solução que conserva as lentes todos os dias. Aproveite quando estiver fazendo o uso das lentes para lavar a caixinha e deixar secar bem.

Sem os cuidados adequados de manuseio e limpeza das lentes de contato, elas podem acumular bactérias e fungos que podem causar alergias e infecções na córnea. Nos casos mais graves podem ocorrer úlceras, com necessidade de transplante de córnea.

Lentes coloridas precisam do oftalmologista?

O uso de lentes de contato coloridas não traz riscos à saúde dos olhos, tanto nos casos em que estas possuem grau de correção, não possuem nenhum grau e tem um fim puramente estético. Todavia é importante ressaltar que mesmo no casos das lentes sem grau é indispensável a consulta a um oftalmologista. Isto porque o profissional poderá recomendar qual o melhor produto para os seus olhos e além disso irá salientar os cuidados que você deve ter para que o uso das lentes não prejudique de nenhuma forma os seus olhos.

Mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato:

 

  • Lentes de contato são todas iguais?

Mito: Existem diferentes tipos de lentes de contato: rígida, gelatinosa e híbrida. As três possuem materiais diferentes que se adequam aos esquemas de troca e a necessidade do usuário.

 

  • Soro fisiológico é ideal para higienizar as lentes de contato?

 

Mito: O soro fisiológico é ineficaz para a higienização de lentes de contato porque não possui agentes de limpeza adequados para lubrificar e desinfetar o material. O ideal é utilizar apenas produtos específicos para limpar as lentes.

 

  • Lentes de contato não devem ser usadas durante o sono?

Verdade: Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima – a bomba lacrimal não funciona quando não piscamos, permanecendo somente os movimentos oculares involuntários.

 

  • Quem tem astigmatismo não pode usar lentes de contato?

 

Mito. Atualmente, as lentes de contato podem corrigir qualquer refração visual. Existem lentes de contato, produzidas por uma tecnologia, que se estabilizam na íris do usuário. Adequadas para quem tem astigmatismo.

 

  • Lentes de contato podem se perder dentro do olho?

 

Mito: A conjuntiva (parte interior das pálpebras e anterior do olho) é revestida por uma membrana transparente, formando uma dobra que impede o deslocamento da lente de contato por dentro desta região.

  • Lentes de contato podem provocar infecções oculares?

 

Verdade. São raros os problemas causados pelo uso de lentes de contato. Na literatura médica, os incidentes relacionados às infecções oculares causadas por lentes de contato são mínimos. Para evitar qualquer tipo de infecção ocular, o usuário deve estar atento às recomendações do oftalmologista com relação ao uso, limpeza e manutenção das lentes de contato.

 

  • Crianças e adolescentes não podem usar lentes de contato?

Mito: As lentes de contato podem ser utilizadas em qualquer idade. Porém, cabe ao oftalmologista avaliar a necessidade de uso para o paciente.

 

  • Lentes de contato podem causar desconforto durante a gravidez?

 

Verdade: Na gravidez, pode haver um desequilíbrio ocular que altera as composições da lágrima, diminuindo a quantidade de água por um aumento de gordura. Isso pode desencadear, nas grávidas, uma intolerância a lentes de contato, que podem provocar a sensação da crise de olho seco e vista embaçada.

  • Compartilhar

About the author

Administrador