Saúde da retina: idade e fatores de risco podem ocasionar males | Oftalmo Centro

Saúde da retina: idade e fatores de risco podem ocasionar males

A retina é uma das membranas que forra a parte interna do olho e que tem a função de captar e transformar os sinais luminosos em estímulos nervosos e enviá-los ao cérebro. Ou seja, é ela a grande responsável pela formação das imagens e do real sentido da nossa visão.

Por isso, qualquer alteração ou doença na retina pode acarretar risco de perda de visão e examiná-la é um procedimento comum e necessário em exames oftalmológicos preventivos, que são a melhor forma de evitar problemas na retina.

Fatores de risco como diabetes, hipertensão arterial, tabagismo e predisposição genética também contribuem para o aparecimento de males retinianos.

Para examinar a retina há a necessidade de dilatação da pupila e exames como o de fundo do olho e de mapeamento da retina são os mais corriqueiros e buscam prevenir e detectar algumas doenças, como:

• Retinopatia diabética- Lesões que surgem em virtude do diabetes, como microaneurismas, hemorragias e inflamações que podem causar edemas na área central da retina, sangramento intraocular e até descolamento de retina, levando à perda visual. É uma das principais causas de cegueira em pessoas dos 20 aos 60 anos, segundo o Diabetic Retinopathy Study Group e, por isso, o paciente diabético deve realizar exames periódicos para se prevenir ou tratar da doença.  Os tratamentos mais comuns são aplicações de laser e injeções intraoculares de medicamentos.
  •  Degeneração Macular Relacionada à Idade(DMRI)- Caracterizada pela presença de alterações da retina, que atinge a mácula (região do olho responsável pela visão central), como nódulos, alterações de pigmentação, atrofias e formação de membranas vascularizadas sob a retina. Costuma afetar pacientes acima dos 55 anos e pode ocasionar perda visual progressiva, com a formação de manchas na área central da visão. O tratamento é feito com vitaminas e antioxidantes via oral e injeções intraoculares de medicamentos.
  • Descolamento de Retina- Ocorre quando a retina se desprende, geralmente por acúmulo de líquido atrás de suas camadas, e pode ocorrer perda da visão. Os sintomas são “flash de luz”, “moscas” na visão, sombras e baixa visual. O tratamento pode ser feito com cirurgias, laser ou congelamento (crioterapia), injetando gases ou óleos especiais.

Para evitar problemas na retina, as dicas são manter-se saudável, não fumar nem exagerar no consumo de álcool, praticar exercícios físicos regularmente, manter uma dieta equilibrada, priorizando vitaminas, ômega-3 e antioxidantes, e realizar exames oftalmológicos preventivos.

A equipe da Oftalmo Centro está à disposição para orientá-lo nesse sentido e realizar procedimentos preventivos e de acompanhamento, como a retinografia digital, um registro fotográfico da retina, utilizado para verificação das doenças retinianas.

Previna-se!

Visite seu médico regularmente, procure um oftalmologista de confiança ou agende uma consulta conosco.
Estamos sempre à disposição para melhor atendê-lo!