Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Botox ® (Toxina Botulínica)

Botox ® (Toxina Botulínica)

A toxina botulínica tipo A foi introduzida para tratamento não cirúrgico deestrabismo na década de 70 pelo Botox ® (Toxina Botulínica)oftalmologista Alan Scott que observou um enfraquecimento seletivo e temporário e músculos extra-oculares com a aplicação da toxina. A partir desse estudo a toxina botulínica passou a ser utilizada, com sucesso, para o tratamento de diversaspatologias, como o blefaroespasmo  e o espasmo hemifacial.

O espasmo hemifacial consiste em uma patologia em que se observam contrações involuntárias que geralmente iniciam nos músculos de uma das pálpebras e posteriormente se espalham para a fronte, maxila e boca do mesmo lado. O espasmo hemifacial usualmente é causado por uma compressão mecânica do nervo facial e por isso os pacientes devem ser submetidos a uma avaliação neurológica.

O blefaroespasmo consiste em um piscar involuntário e excessivo daspálpebras que podem se tornar tão intensos que impedem o paciente de enxergar e limitam o mesmo de executar as suas atividades normais como dirigir, ler, cozinhar, dentre outros. Essa doença não é muito divulgada, os pacientes costumam recorrer a tratamentos psicológicos ou psiquiátricos inicialmente. O blefaroespasmo não tem cura, mas é controlado de forma bem satisfatória com a aplicação periódica de toxina botulínica. Os espasmos podem acometer exclusivamente a região dos olhos ou ou envolver a musculatura do pescoço e boca, nesse caso se denomina Sínrome de Meige; ou a musculatura da mandíbula, recebendo o nome de Síndrome de Bruegel.

Foi por meio da aplicação da toxina botulínica em pacientes com blefaroespasmo que se descobriu o uso estético desse produto, pois se observou que após a aplicação os pacientes ficavam sem rugas. O Botox ® acabou se tornando um dos mais revolucionários métodos de rejuvenescimento facial dos últimos anos, passando a ser aplicado em músculos sem qualquer alteração funcional, apenas com fins estéticos.

A aplicação do Botox ® é realizada no consultório e permite que o paciente realize as suas atividades normais logo após o procedimento. O efeito inicial aparece em 48 a 72 horas e o efeito máximo em 1 a 2 semanas. O efeito do tratamento geralmente dura 3 a 6 meses, quando então pode ser realizada uma nova aplicação.

2
  • Compartilhar

About the author