A importância de cuidar da saúde ocular na infância | Oftalmo Centro

Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

A importância de cuidar da saúde ocular na infância

A importância de cuidar da saúde ocular na infância

O cuidado com a saúde visual das crianças deve acontecer desde o nascimento. Uma pesquisa realizada pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (AIPC), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que oito em cada dez casos de problemas oculares poderiam ser evitados, caso houvesse um diagnóstico precoce. 

O correto é que seja realizada a detecção e a intervenção de forma precoce. Isso pode prevenir uma série de deficiências visuais. Para isso, é indicado que nos três primeiros anos de vida, os pequenos sejam submetidos ao Teste do Reflexo Vermelho (TRV) de duas a três vezes ao ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros anos são os mais críticos para o amadurecimento visual, já que o desenvolvimento da visão está em desenvolvimento. Por isso, se o pediatra do seu filho não tem o costume de fazer esse teste, que tal conversar com ele sobre o assunto?

 

▶ Evite o pior:

Na lista das principais causas da cegueira infantil está a retinopatia da prematuridade e o retinoblastoma. A primeira, acomete prematuros e ocorre porque os vasos sanguíneos que nutrem a retina não se desenvolvem totalmente, podendo, ainda, parar de crescer ou crescer de maneira anormal, comprometendo a visão. A cirurgia a laser é um dos tratamentos mais utilizados para esse caso, quando descoberto precocemente.

Já o retinoblastoma é um tipo de câncer que atinge do recém-nascido até crianças de 5 anos, e tem como principal sintoma um reflexo branco na pupila. O tratamento é cirúrgico ou quimioterápico, com possibilidade de cura se o diagnóstico for precoce também.

 

▶ Por que limitar o tempo de tela das crianças?

Muitos pesquisadores ainda buscam uma resposta definitiva para a relação dos aparelhos eletrônicos. Se, por um lado, não há dúvida de que passar horas em frente às telas contribua para os efeitos da fadiga ocular (olho seco, cansaço visual e dor de cabeça), por outro, isso por si só não é recomendação para o uso de óculos.

A maior certeza é que é preciso fazer pausas mais frequentes durante o uso dos eletrônicos. Independente do caso e dos sintomas, é importante levar os seus filhos para fazer consultas periódicas com um oftalmologista. A saúde dos olhos é tão importante quanto qualquer outra parte do corpo. Cuide de você e de sua família sempre!

  • Compartilhar

About the author

Administrador