MAQUIAGEM E LENTE DE CONTATO: APRENDA A CONCILIAR O USO | Oftalmo Centro

Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

MAQUIAGEM E LENTE DE CONTATO: APRENDA A CONCILIAR O USO

MAQUIAGEM E LENTE DE CONTATO: APRENDA A CONCILIAR O USO

A maquiagem é um poderoso recurso que muitas pessoas utilizam, porque, ao valorizar traços e disfarçar imperfeições, faz com que elas se sintam mais belas e melhorem sua autoestima. Mas quem usa lentes de contato deve abrir mão desse aliado da beleza para não prejudicar a visão?

Confira 11 cuidados fundamentais para você, que usa lentes de contato, poder usar e abusar da maquiagem.

1) Mãos sempre limpas

É preciso sempre lavar as mãos antes de manusear maquiagem e lente de contato.

2) Faça a higiene adequada do rosto antes de colocar as lentes e iniciar a maquiagem

Atenção para as pálpebras e os cílios, utilize produtos específicos, como sabonete facial ou shampoo neutro infantil, para remover a oleosidade excessiva da pele, secreções e outras impurezas. Contudo, não é necessário esfregar os olhos durante a higiene – ela deve ser feita suavemente para não irritar ou machucar a pele. Evite também demaquilantes oleosos que podem ficar depositados na borda da pálpebra, danificando as lentes.

3) Coloque e remova as lentes antes de iniciar e retirar a maquiagem
Para reduzir o risco de sujar as lentes e também evitar a presença de partículas de maquiagem na córnea, indicamos que as lentes sejam colocadas e retiradas antes de iniciar e remover a maquiagem, respectivamente, evitando situações que podem causar inflamação e visão borrada. No caso de ter dificuldade para enxergar de perto, a dica é usar espelhos que ampliam a imagem.

4) Priorize o uso de produtos sem perfume e hipoalergênicos
Esses produtos são desenvolvidos com compostos que oferecem o mínimo de risco de reações inflamatórias ou alérgicas, que podem ser potencializadas com o uso das lentes.

5) Use pó facial e sombra compactos
Apesar de as partículas soltas do pó facial e da sombra poderem se depositar entre o olho e a lente, causando irritação, esse formato é mais indicado que o de consistência líquida, oleosa ou cremosa que não oferece o risco das versões em pó, porém, é mais difícil a sua remoção caso entre em contato com as lentes.

6) Use delineadores tipo lápis
O delineador diminui o risco de o produto entrar em contato com as lentes. Caso use os de consistência líquida, dê preferência aos que são à base de água, porque são mais fáceis de remover.
Mas fique atento!
Eles não devem ser utilizados na linha interna das pálpebras que fica sob os cílios para reduzir a possibilidade de inflamações.

7) Use máscara para cílios resistente à água
E não à prova d’água, que são mais difíceis de serem removidas e, normalmente, necessitam de produtos oleosos para sua retirada. É importante lembrar que a máscara deve ser aplicada um pouco acima da base dos cílios para que não entre em contato com as lentes.

8) Lave os pincéis e escovinhas frequentemente
É importante manter a higiene desses acessórios, que devem ser trocados a cada 3 meses, para reduzir o risco de inflamações das pálpebras.

9) Não compartilhe a sua maquiagem
Nunca! Ela é de uso pessoal. O uso compartilhado de produtos e pincéis pode difundir infecções entre as pessoas.

10) O que fazer se a maquiagem entrar em contato com o olho ou a lente?
Retire a lente e faça a limpeza dela com a solução adequada, instile colírio lubrificante no olho e, terminado essas etapas, pode recomeçar a maquiagem.

11) Suspenda o uso da maquiagem e lente de contato ao menor sinal de alergia ou irritação.

Para olhos ou pálpebras vermelhas, inchados ou doloridos é contraindicado o uso de lentes de contato ou maquiagem. Procure o seu oftalmologista para esclarecer as dúvidas e indicar o melhor tratamento!

Fonte: H.Olhos: http://www.hospitalholhos.com.br

  • Compartilhar

About the author

Administrador