Transplante de Córnea Artificial – Oftalmo Centro

Estilo

Salvar Layout

Boxed?

Boxed?

Resposta marcada:

Fechar

Transplante de Córnea Artificial

Transplante de Córnea Artificial

10-01

Há muito tempo se pesquisa a possibilidade de confeccionar uma córnea artificial, principalmente com o objetivo de não haver necessidade de um doador humano para tal e para eliminar a possibilidade de rejeição do transplante.

Ainda não se conseguiu, entretanto, desenvolver uma córnea artificial ideal.  O que já se consegue é uma lente que substitui a córnea em casos específicos chamada de ceratoprótese, reduzindo muito o risco de rejeição e a necessidade do paciente usar medicações orais imunossupressoras (que combatem a rejeição), os quais apresentam inúmeros efeitos colaterais.

Os 2 modelos mais utilizados no mundo são:

Ceratoprótese de Falcinelli, realizada basicamente na Itália, na qual é necessária a adaptação da ceratoprótese em um dente do paciente, cirurgia realizada em duas etapas, com aproximadamente 3 meses de intervalo;

Ceratoprótese de Dohlman, produzida em BOSTON, EUA, a qual foi uma das que mais evoluiu nos últimos anos, apresentando atualmente um índice de sucesso de 80% em casos selecionados.

Realizamos atualmente no OftalmoCentro a cirurgia com a ceratoprótese de Dohlman, pois apresenta um dos maiores índices de sucesso entre as ceratopróteses disponíveis. O paciente necessita de uma avaliação pré-operatória meticulosa para verificar a possibilidade do transplante desta ceratoprótese que vem sendo cada vez mais utilizada em casos de rejeições de múltiplos transplantes de córnea prévios, pacientes portadores de sequelas de queimaduras oculares ou Síndrome de Stevens-Johnson.

23
  • Compartilhar

Sobre o autor

Administrador