7 hábitos que prejudicam a visão | Oftalmo Centro

Estilo

Salvar Layout

Boxed?

Boxed?

Resposta marcada:

Fechar

7 hábitos que prejudicam a visão

7 hábitos que prejudicam a visão

A visão é um dos sentidos mais importantes na vida de uma pessoa. Ao mesmo tempo, os olhos são estruturas complexas e delicadas, que exigem cuidados específicos para que sempre funcionem da maneira esperada. 

Porém, no meio do caminho podem surgir hábitos que prejudicam a visão e muitos deles causam prejuízos sem você nem notar. Por isso, para evitar problemas e comprometimentos no futuro, é fundamental reconhecer quais são esse hábitos e evitá-los. 

Confira sete hábitos que colocam a sua saúde ocular em risco e entenda o efeito de cada um:

▶ Ler em ambientes escuros: esse hábito força a concentração e “cansa” o sistema de foco dos olhos, gerando ardência nos olhos, lacrimejamento, dor de cabeça, oscilação da visão e olhos vermelhos.

▶ Usar colírios sem prescrição médica: alguns produtos têm substância que produzem efeitos colaterais, como aumento da pressão e a diminuição da proteção bacteriana dos olhos, facilitando o desenvolvimento de conjuntivites. 

▶ Dormir com as lentes de contato: as lentes aumentam as chances de acúmulo de bactérias que podem proliferar mais durante a noite. É preciso retirá-las para limpeza e descanso da córnea. 

▶ Não retirar a maquiagem da maneira correta: os produtos podem se acumular na extremidade das pálpebras, obstruindo os orifícios de liberação das lágrimas. Isso provoca o ressecamento dos olhos e facilita a formação do terçol. 

▶ Mexer nos olhos sem lavar as mãos: passar a mão na região dos olhos em situações corriqueiras, logo após manusear dinheiro ou tocar em corrimãos provoca um aumento da flora bacteriana presente nos olhos e pode inflamar. 

▶ Não corrigir o grau dos óculos com frequência: usar lentes que não corrijam o grau de dificuldade de visão corretamente piora a visão a longo prazo. É preciso verificar o grau da lente pelo menos uma vez por ano. 

▶ Usar óculos sem controle de qualidade: usar óculos vendidos em farmácias, camelôs ou lojas não especializadas aumenta os riscos de erros na fabricação das lentes e das armações. Em geral, não recebem a proteção contra raios ultravioleta. 

Ao reconhecer esses hábitos que prejudicam a sua visão, é mais fácil agir para evitá-los e, assim, conseguir proteger esse sentido tão importante. Dê mais atenção à saúde de seus olhos e aja para cuidar sempre do funcionamento dessas estruturas. Agende uma consulta e verifique como está a saúde dos seus olhos! 

 

  • Compartilhar

Sobre o autor

Administrador