Dor de cabeça pode ser problema de visão? | Oftalmo Centro

Estilo

Salvar Layout

Boxed?

Boxed?

Resposta marcada:

Fechar

Quando a dor de cabeça pode ser um problema de visão?

Quando a dor de cabeça pode ser um problema de visão?

Entre as queixas vistas na prática médica, uma das mais comuns é a cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça. E apesar de ser usualmente benigna, a dor derivada das cefaleias pode ser devastadora e pode até interferir nas atividades rotineiras.

Por ser um sintoma muito frequente, é comum que as pessoas tenham por perto um remédio analgésico para solucionar o incômodo. No entanto, essa prática de automedicação não é saudável e pode acabar atrapalhando no tratamento que seria adequado para a dor.

Para solucionar esse problema, o importante não é apenas ingerir comprimidos, mas sim consultar um profissional para descobrir as possíveis causas dessa dor e, assim, escolher o tratamento mais adequado para o seu caso. 

➥ Esforço excessivo dos olhos:

Normalmente, a dificuldade para enxergar costuma surgir gradativamente. Por esse motivo, muitas pessoas demoram para perceber que não estão enxergando com nitidez. E um dos principais sintomas que levam os pacientes para o consultório de um oftalmologista é a dor de cabeça frequente provocada pelo esforço dos olhos na tentativa de enxergar melhor. Em grande parte dos casos, usar óculos com o grau correto resolve essa situação.

➥ Má postura: 

A má postura pode ser um dos fatores que causam a dor de cabeça. Por isso, se o seu corpo não estiver devidamente alinhado, os músculos começam a fazer mais esforço que o necessário para sustentar a cabeça na posição correta, causando dores e desconforto. 

Enquanto estiver trabalhando, principalmente, tente posicionar o monitor do computador na altura dos olhos, certifique-se de que os ombros estejam para trás, apoie os cotovelos na mesa, deixe coluna reta e os pés apoiados paralelamente no chão. 

➥ Estresse ou ansiedade:

Normalmente, quem não está com a saúde mental em equilíbrio pode ter mais dificuldade para controlar a dor de cabeça. Isso acontece, principalmente, porque quem passa por experiências que abalam seu estado emocional e psíquico, acaba desenvolvendo dificuldades para dormir, falta de concentração e cansaço mental. 

➥ Problemas de visão:

As dores de cabeça podem ser motivadas por uma série de fatores. Maus hábitos alimentares ou o ciclo menstrual podem ser exemplos disso. Porém, se esse sintoma se manifestar acompanhado de tontura, é possível que indique problemas oftalmológicos, como doenças refrativas: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Por isso, caso você esteja passando por algum sintoma parecido e de forma persistente, consulte um oftalmologista. Assim, é possível verificar se a sua dor de cabeça está relacionada com problemas oculares.

  • Compartilhar

Sobre o autor

Administrador