Saúde dos olhos e o uso de computadores | Oftalmo Centro

Estilo

Salvar Layout

Boxed?

Boxed?

Resposta marcada:

Fechar

Saúde dos olhos e o uso de computadores

Saúde dos olhos e o uso de computadores

O uso do computador no dia a dia está cada vez mais presente, seja no trabalho ou no lazer, as pessoas passam grande parte do seu dia em frente às máquinas. Os principais desconfortos para quem usa excessivamente o computador são os olhos vermelhos ou irritados; a coceira na região ocular; a aparência de olhos cansados; olhos secos; vontade de piscar em demasia e a sensação de “areia” nos olhos.

Por conta disso, é importante enfatizar não só os cuidados que devemos cuidar ao usar o computador, mas como evitar certos problemas que este pode causar. 

A ardência nos olhos é um sintoma que pode estar ligado a diferentes causas como: rinite, alergias, infecções, alterações hormonais, doenças sistêmicas (especialmente as artrites) e também pode estar relacionada ao tempo de exposição ao computador. Alguns estudos sugerem que se você passa mais de duas horas por dia em frente ao monitor, é possível que você sofra da Síndrome da Visão de Computador, em inglês conhecida como CVS. Essa síndrome afeta muitas pessoas, principalmente no ambiente de trabalho.

Os problemas do uso demasiado do computador são vários e vão desde a má postura até problemas relacionados aos olhos como ressecamento ocular, desconforto, fotofobia e visão turva. Para reduzir o desconforto é recomendado fazer uma pausa de no mínimo 5 minutos a cada hora na frente do monitor. 

Algumas medidas podem ser adotadas para evitar os problemas de visão relacionados ao uso do computador, como por exemplo: fazer pausas frequentes, evitando ficar mais de 1 hora na frente da máquina; piscar sempre, parece fácil, mas na frente da tela geralmente esquecemos de piscar e isso pode causar ressecamento ocular e desconforto; diminuir o brilho do monitor; manter o monitor afastado do rosto e de preferência 10 a 20 graus abaixo da linha dos olhos e consultar regularmente seu oftalmologista.

  • Compartilhar

Sobre o autor

Administrador