top of page

Cirugia de Glaucoma com iStent

Atualizado: 29 de mar. de 2022

Nas duas últimas décadas, o desenvolvimento das cirurgias micro-invasivas com implantes de iStents para o glaucoma aumentou as opções cirúrgicas disponíveis para o tratamento do glaucoma leve a moderado.


Este procedimento está indicado em pacientes não toleram os colírios para o glaucoma, ou nos casos em que os colírios já não estão controlando muito bem o glaucoma. Está indicado para glaucomas leves a moderados.


A grande vantagem deste procedimento em relação à cirurgia convencional de glaucoma, é a significativa redução do número de complicações. É uma cirurgia mais rápida e com recuperação mais rápida que a cirurgia tradicional.


Quando o implante de iStents não controla de forma adequada o glaucoma, deve-se proceder à cirurgia tradicional ou ao implante de válvula de Ahmed.


Quanto tempo permanecerei no Hospital?

A cirurgia é realizada rotineiramente com anestesia local de forma ambulatorial.


Em quanto tempo estarei enxergando normalmente?

A recuperação visual é relativamente rápida. Uma semana ou um pouco mais, após a cirurgia a visão já costuma estar como antes.


Entretanto, isto varia de caso para caso e a visão estabiliza ao redor de quatro semanas, em média, dependendo dos cuidados pós cirurgicos.


Porquê a visão não pode ficar melhor que antes?

Porquê a cirirgia do Glaucoma sem complicações evita a cegueira. Evita a progressão da doença, não suprime a lesão nervosa já existente. Em raros casos a visão pode melhorar, especialmente nas fases iniciais da doença e em pessoas com menos idade.


Porquê “Cirurgia” se também não promove cura?

Todo tratamento para Glaucoma não cura. Tanto as gotas como a cirurgia conseguem controlar o Gaucoma. Como os colírios muitas vezes nao conseguem controlar a pressão ” em alguns horários”, o paciente “mesmo usando” a medicação vai à cegueira.


Glaucoma é uma doença de 24 horas, e a cirurgia com sucesso atua positivamente em todos os horários.


Quando os pontos serão removidos?

De maneira geral não causam problemas. Entre o 5º e o 10º dia serão retirados se não forem absorvidos.


Os pontos serão removidos no próprio consultório, com colírio anestésico, sem desconforto algum.


Quais são as minhas restrições após a cirurgia?

Deve-se evitar esforços físicos nos primeiros 15 dias. Também evitar apertar ou esfregar o olho. Amenizar os acessos de espirros ou tosse (melhor fazer a prevenção).


Um protetor ocular é geralmente usado ao dormir, por alguns dias.


Quando poderei tomar banho e lavar o cabelo?

A partir do dia seguinte da cirurgia, desde que continue com todos os cuidados (é melhor seguir a orientação do especialista).


Quais são os riscos da cirurgia?

Felizmente, a cirurgia realizada hoje ainda é uma das técnicas de maior índice de sucesso. Trata-se de uma microcirurgia, cujas complicações não são freqüentes, se as instruções forem executadas disciplinadamente, mas, podem ocorrer, quais sejam, infecção, hemorragia, descolamento de coróide ouretina e edema de mácula.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page